On-line periódico

Como montar e manter uma editora independente

Jiro Takahashi
De 07 de janeiro a 18 de fevereiro de 2025

Sobre o Autor

Jiro Takahashi

Atua no mercado editorial desde 1966. Começou a carreira na Editora Ática e trabalhou na empresa por mais de 25 anos, tendo participado da criação de novos conceitos de livro do professor e suplementos de trabalho, das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Autores Brasileiros, Coleção de Autores Africanos, etc. Atuou na direção editorial da Abril Educação, na Nova Fronteira, na Editora do Brasil e nos grupos Ediouro, Rocco e Global (Nova Aguilar). Foi professor de vários cursos na Universidade do Livro e de MBA em Book Publishing. É mestre em letras pela Universidade de São Paulo e leciona no curso de letras da FAM.

Este curso é voltado para quem gosta de livros e gostaria de dar um passo adiante: abrir sua própria editora. Atualmente, graças à revolução tecnológica, duas realidades convivem no mercado editorial: grandes grupos editoriais de um lado e muitas oportunidades para as editoras independentes do outro.

As editoras independentes quase sempre começam muito pequenas, mas, quando conseguem criar uma identidade forte e um catálogo característico, tornam-se muito relevantes no mundo dos livros.

A pequena editora é definida por sua dimensão, própria de qualquer início de negócio em qualquer área. Já uma editora independente é definida pela liberdade que tem seu editor, que pode fazer escolhas mais flexíveis para o catálogo e empreender negociações mais criativas.

Pensando nisso, o curso quer ajudar você a montar uma pequena editora independente, capaz de abrir um espaço relevante no setor editorial.

Objetivos

Público-alvo

Editores, assistentes editoriais, preparadores, revisores, estudantes de comunicação, editoração e jornalismo, empreendedores e futuros empreendedores, outros profissionais e futuros profissionais de editoras, bibliotecários e demais interessados.

Inscrições até 07/01/2025 - 23h30

De R$392,00 por R$333,00 (valor único, com 15% de desconto)

Em até 6 parcelas no cartão de crédito (6 x R$55,50), à vista no boleto para pagamento até 31/12/24 ou Pix até 07/01/25.

Carga horária: 21 horas

De 07 de janeiro a 18 de fevereiro de 2025

Curso on-line periódico

6 x R$55,50 ou R$ 333,00 à vista.

CONTEÚDO
  • Serão abordados no curso: o mercado editorial de hoje e as oportunidades para se montar uma editora; os cuidados necessários para a manutenção sustentável do negócio editorial; o relacionamento entre os vários departamentos de uma editora; as responsabilidades dos produtores editoriais; os trabalhos extratextuais (capa, contracapa, orelha, folha de rosto, etc.); os trabalhos com o texto (provas, diagramação, tradução, preparação, revisão, etc.); o relacionamento com os vários profissionais envolvidos no processo, estes, entre outros tópicos fundamentais a serem levados em conta na busca da qualidade na elaboração de um livro.

  • Aula 0 – Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Introdução

  • Aula 1 – Razões de ser uma editora independente: seu espaço no mercado editorial. As oportunidades e os riscos gerais.

  • Aula 2 – Cuidados editoriais e mercadológicos para a montagem de uma editora independente.

  • Aula 3 – Cuidados legais e administrativos para a montagem de uma editora independente

  • Aula 4 – As particularidades de funcionamento de uma editora independente – projetos editoriais e produção.

  • Aula 5 – As particularidades de funcionamento de uma editora independente – divulgação e distribuição.

  • Aula 6 – Manutenção saudável do projeto. Desafios pessoais e empresariais no mundo atual.

DÚVIDAS FREQUENTES

Jiro Takahashi

Atua no mercado editorial desde 1966. Começou a carreira na Editora Ática e trabalhou na empresa por mais de 25 anos, tendo participado da criação de novos conceitos de livro do professor e suplementos de trabalho, das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Autores Brasileiros, Coleção de Autores Africanos, etc. Atuou na direção editorial da Abril Educação, na Nova Fronteira, na Editora do Brasil e nos grupos Ediouro, Rocco e Global (Nova Aguilar). Foi professor de vários cursos na Universidade do Livro e de MBA em Book Publishing. É mestre em letras pela Universidade de São Paulo e leciona no curso de letras da FAM.

No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).

Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.

Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato. As inscrições (inclusive após o início do curso) serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

Atenção: mesmo com a entrada de cursistas após o início do curso, não haverá alteração de data de entrega dos exercícios.

A partir do dia 06 de janeiro, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas). Caso não localize a mensagem, por favor, entre em contato por e-mail: unil@unesp.br.

Lembramos que:

  1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou on-line) é pessoal e intransferível;
  2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: unil@unesp.br;
  3. não aceitaremos desistências a partir da AULA 3;
  4. para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, favor enviar e-mail para unil@unesp.br, ou WhatsApp: (11) 99368-9075. Quanto às aulas, entre em contato com seu tutor através da plataforma.

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios na plataforma. As aulas são gravadas e liberadas semanalmente.

A partir de 07 de janeiroa cada 3a. feira (a partir das 16h), disponibilizaremos uma nova aula, até o término do curso (18 de fevereiro de 2025).

Sugerimos que a entrega das atividades seja semanal, a partir da entrada de cada aula, para não haver atropelos. Observem rigorosamente as datas de entrega. Isso é importante para o andamento do curso. Vale lembrar que, no dia a dia do mercado editorial, os profissionais têm prazo para a entrega dos trabalhos. Cumprir prazos é mais uma das qualidades que se espera de um bom profissional. Prazo final para entrega de TODAS as atividades: dia 22 de março de 2025.

Para a aprovação, o cursista deverá, por meio da plataforma:

  • realizar as atividades sugeridas;
  • realizar 70% do total dos exercícios indicados durante as aulas e
  • obter nota igual ou superior a 7,0 (sete).

O concluinte receberá certificado com o total de horas correspondentes ao curso, expedidos pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Universidade do Livro, conforme instruções dos tutores) é de 60 (sessenta) dias a partir da conclusão dos cursos pelos cursistas e da correção da Avaliação Final (quando houver). Entre em contato com o seu tutor e fique atento(a) quanto a data.

IMPORTANTE! A plataforma estará disponível para acesso durante 30 dias, a contar da data da entrega final dos exercícios, e que será informada pelos tutores.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

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