Curso on-line ao vivo

Curso básico de produção gráfica editorial

Whaner Endo
De 20 a 24 de maio de 2024,
das 19h30 às 21h30

Sobre o Autor

Laura Bacellar

Trabalha em editoras desde 1983. Começou na Editora Paz e Terra como estagiária e já ocupou todas as funções editoriais – de produtora na Hemus a editora-chefe na Brasiliense. Fundou e dirigiu o primeiro selo editorial inteiramente dedicado às minorias sexuais, Edições GLS, e teve sua própria editora, a Malagueta. Já foi editora em casas pequenas, como a Mercuryo, e enormes, como a Scipione. Lançou Escreva seu livro – guia prático de edição e publicação pela Editora Mercuryo, em 2001, escreveu variados livros como ghostwriter, traduziu e adaptou obras infantis e juvenis, foi coautora de cinco títulos. Dá cursos regularmente para autores e editores e mantém o site www.escrevaseulivro.com.br e o canal no YouTube Escreva seu Livro.

Este curso oferece um panorama geral da produção gráfica atual e apresenta o fluxo de produção, os profissionais envolvidos, os insumos básicos, a relação de projetos em mídia impressa e em mídia digital, além de discutir as melhores práticas a serem utilizadas por profissionais do mercado que desejam desenvolver projetos editoriais viáveis com os recursos financeiros, tecnológicos e temporais disponíveis.

Objetivos

Público-alvo

Profissionais da área editorial que desejem compreender o fluxo de produção gráfica e viabilizar projetos editoriais. Editores, designers, gráficos, publicitários, estudantes de editoração, comunicação e demais interessados.

Inscrições até: 20/05/2024 - 15h

De R$ 520 por R$ 442 (valor único com 15% de desconto)

em até 6 parcelas no cartão de crédito (6 x R$ 73,66), ou à vista no boleto para pagamento até 13/05/2024 ou Pix até 20/05/2024.

De 20 a 24 de maio de 2024

Carga horária: 10 horas

On-line ao vivo

6x de R$ 73,66 ou R$ 442,00 à vista.

CONTEÚDO
  • Aula 1 – A produção gráfica – ontem e hoje. Quem trabalha com produção gráfica? Habilidades e competências exigidas pelo mercado

  • Aula 2 – Insumos – Papel, tinta e outros suportes

  • Aula 3 – Será que meu projeto é viável? Estudo de casos

  • Aula 4 – Como criar identidade em projetos crossmídia na prática (impresso e digital)

  • Aula 5 – A produção gráfica amanhã. O que vem por aí?

DÚVIDAS FREQUENTES

Este curso foi desenhado para que o aluno (o profissional ou o futuro profissional do livro) seja, ao mesmo tempo, criativo e produtivo no contexto atual de grandes mudanças. Nessa jornada, esse profissional deve contar com projetos editoriais em harmonia com as exigências do mundo editorial e com as suas ideias editoriais.

Sim, serão fornecidos arquivos em PDF. Além disso, o professor poderá liberar material extra, de acordo com a demanda dos alunos.

Não.  Durante as aulas, haverá exposição e análise de casos. E também será possível expor dúvidas e interagir com o professor.

Neste curso não teremos fórum de discussão. O professor optou por resolver as dúvidas durante as aulas.

No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).

Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.

As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

A partir do dia 19 de maio, os inscritos receberão e-mail com os procedimentos para acesso ao curso. Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas).

Lembramos que:

  1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou on-line) é pessoal e intransferível;
  2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: unil@unesp.br;
  3. não aceitaremos desistências a partir da AULA 2;
  4. para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, envie e-mail para unil@unesp.br, ou WhatsApp: (11) 99368-9075.

O participante que obtiver frequência mínima de 75% nas aulas AO VIVO terá direito ao certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp.

O concluinte receberá certificado expedido pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Unil) é de, no máximo, 30 (trinta) dias.

IMPORTANTE! O curso poderá ser acessado durante 30 dias: até dia 22 de junho de 2024.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

Whaner Endo

Atua no Mercado Editorial e Educacional há mais de 25 anos. Graduado em produção editorial, é especialista em educação no ensino superior, alumni do Yale Publishing Course, mestre em comunicação pela Universidade Metodista de SP, possui MBA em Data Science & Analytics pela USP e é doutorando em comunicação e gestão da informação pela ECA-USP e Universidade Nova de Lisboa. É docente, desde 2009, de cursos de graduação e pós-graduação na área de comunicação (em especial editoração) e educação. É pesquisador do mercado editorial, na USP e INTERCOM. Foi diretor-executivo da Asec – Associação de Editores Cristãos, participou da elaboração do 1o. PNLL – Plano Nacional do Livro e Leitura do Ministério da Cultura e foi jurado do Prêmio Jabuti 2018 na categoria projeto gráfico. Atualmente é Diretor de Comunicação da LIBRE e docente de pós-graduação no Centro Universitário Senac e na FAPCOM. É publisher da W4 Editora e diretor da W4 Consultoria.

Whaner Endo

Atua no mercado editorial e educacional há mais de 25 anos. Graduado em produção editorial, é especialista em educação no ensino superior, alumni do Yale Publishing Course e mestre em comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Possui MBA em Data Science & Analytics pela Universidade de São Paulo – USP e é doutorando em comunicação e gestão da informação pela Escola de Comunicação e Artes – ECA-USP e pela Universidade Nova de Lisboa. É docente, desde 2009, de cursos de graduação e pós-graduação na área de comunicação (em especial editoração) e educação. É pesquisador do mercado editorial, na USP e INTERCOM. Foi diretor-executivo da Associação de Editores Cristãos – ASEC, participou da elaboração do 1o Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL, do Ministério da Cultura, e foi jurado do Prêmio Jabuti 2018 na categoria projeto gráfico. Atualmente, é diretor de comunicação da Liga Brasileira de Editores – LIBRE e docente de pós-graduação do Centro Universitário Senac e da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM. É publisher da W4 Editora e diretor da W4 Consultoria.

© 2023 Universidade do Livro. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Edupix/MKS.