On-line periódico

Projeto editorial: como transformar uma ideia em livro

Jiro Takahashi
De 21 de maio a 2 de julho de 2024

Sobre o Autor

Jiro Takahashi

Atua no mercado editorial desde 1966. Começou a carreira na Editora Ática e trabalhou na empresa por mais de 25 anos, tendo participado da criação de novos conceitos de livro do professor e suplementos de trabalho, das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Autores Brasileiros, Coleção de Autores Africanos, etc. Atuou na direção editorial da Abril Educação, na Nova Fronteira, na Editora do Brasil e dos grupos Ediouro, Rocco e Global (Nova Aguilar). Foi professor de vários cursos na Universidade do Livro e de MBA em Book Publishing. É mestre em letras pela Universidade de São Paulo e leciona no curso de letras da FAM.

Se você não sabe para onde vai, é provável que erre o caminho. Essa máxima popular pode muito bem ser aplicada quando pensamos na importância de um projeto editorial para o sucesso de uma obra ou de uma editora. Quem atua no mercado de livros sabe muito bem que erros e excesso de retrabalho não condizem com a urgência e os investimentos necessários para que o negócio prospere. No contexto atual, como transformar as ideias em livros de sucesso? Um projeto editorial criativo e consistente pode ajudar você nesse caminho, e este curso vai discutir o passo a passo para que você chegue lá.

Objetivos

Público-alvo

Profissionais ou futuros profissionais do livro, como editores, publishers, produtores, preparadores, revisores, designers e diagramadores. Estudantes da área de comunicação social, editoração, produção editorial, letras e jornalismo. Escritores interessados em autopublicação e outras questões editoriais, e demais interessados.

Inscrições até: 21/05/2024 - 23h30

De R$395 por R$335 (valor único, com 15% desconto)

em até 6 parcelas no cartão de crédito (6 x R$55,83), à vista no boleto para pagamento até 14/05/2024 ou Pix até 21/05/2024.

Carga horária: 21 horas

De 21 de maio a 2 de julho de 2024

On-line periódico

6 x de R$55,83 ou R$335 à vista.

CONTEÚDO
  • Aula 0 – Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Introdução

  • Aula 1 – Conceito de edição: considerações básicas sobre o negócio dos livros.

  • Aula 2 – Formação do catálogo: a natureza e a justificativa de um projeto editorial.

  • Aula 3 – Área de Interesse Geral: acompanhamento de projetos editoriais e sua execução na área.

  • Aula 4 – Área de Literatura Infantil e Juvenil: aspectos relevantes a serem considerados na área.

  • Aula 5 – Área de Livros Didáticos: acompanhamento de projetos editoriais e sua execução na área.

  • Aula 6 – Foco em projetos: a estrutura e o funcionamento editorial centrado em projetos.

DÚVIDAS FREQUENTES

No ato do cadastro ou da inscrição, solicitamos a utilização, se possível, do seu e-mail PESSOAL (mesmo em caso de pagamento por empresa). O e-mail corporativo pode bloquear as mensagens enviadas pela plataforma (anti-spam, firewall, etc.).

Solicitamos também o cadastramento do seu nome completo (no cadastro, na inscrição e no perfil da plataforma do curso). O certificado será emitido de acordo com o nome cadastrado na plataforma. Não aceitaremos alterações após a emissão do certificado.

Nos cursos on-line, o acesso à plataforma não é imediato. As inscrições (inclusive após o início do curso) serão efetivadas após a confirmação do pagamento. O status de pagamento no site será alterado: (boleto do Banco do Brasil: em 2 dias úteis); (cartão de crédito: em 1 dia útil) e (Pix: em 1 dia útil). Após a confirmação, enviaremos e-mail informando a alteração de seu status em nosso sistema.

Atenção: mesmo com a entrada de cursistas após o início do curso, não haverá alteração de data de entrega dos exercícios.

A partir do dia 20 de maio, os inscritos receberão e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma (link, login e senha). Favor verificar no spam e no lixo eletrônico do seu e-mail (no caso do Gmail e Hotmail, checar em todas as abas). Caso não localize a mensagem, por favor, entre em contato por e-mail: unil@unesp.br.

Lembramos que:

  1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou on-line) é pessoal e intransferível;
  2. em caso de desistência, é imprescindível a comunicação via e-mail: unil@unesp.br;
  3. não aceitaremos desistências a partir da AULA 3;
  4. para solução de problemas financeiros, por favor, entre em contato: (11) 3242-7171 – ramal 406.

Não estamos o tempo todo no Facebook e Instagram. Para dúvidas, favor enviar e-mail para unil@unesp.br, ou WhatsApp: (11) 99368-9075. Quanto às aulas, entre em contato com seu tutor através da plataforma.

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios na plataforma. As aulas são gravadas e liberadas semanalmente.

A partir de 20 de fevereiroa cada 3a. feira (a partir das 16h), disponibilizaremos uma nova aula, até o término do curso (02 de julho de 2024).

Sugerimos que a entrega das atividades seja semanal, a partir da entrada de cada aula, para não haver atropelos. Observem rigorosamente as datas de entrega. Isso é importante para o andamento do curso. Vale lembrar que, no dia a dia do mercado editorial, os profissionais têm prazo para a entrega dos trabalhos. Cumprir prazos é mais uma das qualidades que se espera de um bom profissional. Prazo final para entrega de TODAS as atividades: dia 14 de julho de 2024.

Para a aprovação, o cursista deverá, por meio da plataforma:

  • realizar as atividades sugeridas;
  • realizar 70% do total dos exercícios indicados durante as aulas e
  • obter nota igual ou superior a 7,0 (sete).

O concluinte receberá certificado com o total de horas correspondentes ao curso, expedidos pela Universidade do Livro/Fundação Editora da Unesp. O prazo para liberação do certificado (disponível para impressão na plataforma AVA EaD/Universidade do Livro, conforme instruções dos tutores) é de 60 (sessenta) dias a partir da conclusão dos cursos pelos cursistas e da correção da Avaliação Final (quando houver). Entre em contato com o seu tutor e fique atento(a) quanto a data.

IMPORTANTE! A plataforma estará disponível para acesso durante 30 dias, a contar da data da entrega final dos exercícios, e que será informada pelos tutores.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

Jiro Takahashi

Atua no mercado editorial desde 1966. Começou a carreira na Editora Ática e trabalhou na empresa por mais de 25 anos, tendo participado da criação de novos conceitos de livro do professor e suplementos de trabalho, das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Autores Brasileiros, Coleção de Autores Africanos, etc. Atuou na direção editorial da Abril Educação, na Nova Fronteira, na Editora do Brasil e dos grupos Ediouro, Rocco e Global (Nova Aguilar). Foi professor de vários cursos na Universidade do Livro e de MBA em Book Publishing. É mestre em letras pela Universidade de São Paulo e leciona no curso de letras da FAM.

Jiro Takahashi

Atua no mercado editorial desde 1966. Começou a carreira na Editora Ática e trabalhou na empresa por mais de 25 anos, tendo participado da criação de novos conceitos de livro do professor e suplementos de trabalho, das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Autores Brasileiros, Coleção de Autores Africanos, etc. Atuou na direção editorial da Abril Educação, na Nova Fronteira, na Editora do Brasil e dos grupos Ediouro, Rocco e Global (Nova Aguilar). Foi professor de vários cursos na Universidade do Livro e de MBA em Book Publishing. É mestre em letras pela Universidade de São Paulo e leciona no curso de letras da FAM.

© 2023 Universidade do Livro. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: Edupix/MKS.